Curso de Biologia e Conservação das Tartarugas Marinhas da África Ocidental
Kit de ferramentas para apoio ao ensino na temática da biologia e conservação das tartarugas marinhas com foco no contexto oeste-africano


Tartarugas Marinhas na África Ocidental
As tartarugas marinhas são animais carismáticos e ameaçados, altamente migratórios, com um papel relevante nos ecossistemas e de valor cultural e socioeconómico. A África Ocidental é uma região de importância global para as tartarugas marinhas, albergando algumas das maiores populações mundiais, tanto de tartarugas-comuns (Caretta caretta) como de tartarugas-verdes (Chelonia mydas).
As tartarugas são das espécies-bandeira de maior relevo para a conservação marinha. Os movimentos destes animais entre as suas áreas de desova e as áreas de alimentação ilustram bem a conectividade entre as Áreas Marinhas Protegidas na África Ocidental, reforçando a necessidade da colaboração entre países e regiões e ilustrando a interdependência entre a terra e o ambiente marinho.
As tartarugas-marinhas são animais que necessitam da nossa atenção, pelas suas necessidades de conservação. São também um recurso importante para o ecoturismo, para a educação ambiental e, enquanto espécies indicadoras, para a monitorização do meio marinho. Entre as ameaças que afetam as tartarugas, contam-se a perseguição direta, as capturas acidentais em artes de pesca, a poluição, a ocupação da orla costeira e as alterações climáticas.
Na região coberta pelo PRCM – Partenariado Regional para a Conservação da zona Costeira e Marinha (incluindo a Mauritânia, o Senegal, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, a Guiné-Conacri, a Serra Leoa e Cabo Verde) existem vários projetos e iniciativas valiosas em curso que contribuem para o estudo, a conservação e a valorização das tartarugas marinhas. Por outro lado, existe ainda uma carência de formação e de instrumentos que permitam levar o conhecimento sobre as tartarugas aos diversos públicos e intervenientes relevantes.
Este kit de formação destina-se a universitários, professores, membros de ONG e técnicos ligados à gestão das áreas protegidas, dos recursos naturais e à conservação e monitorização da biodiversidade. O kit foca múltiplos aspetos ligados à biologia das tartarugas marinhas, bem como às problemáticas da sua conservação e dos seus habitats. O seu conteúdo capitaliza a notável riqueza de conhecimento sobre tartarugas marinhas que tem sido obtida na região ao longo dos últimos anos. O kit está disponível online e é de acesso livre, para que possa ser usado por todos os que pretendem engajar-se no estudo, na monitorização e na luta pela conservação marinha na África Ocidental.
Módulos
Anatomia básica e identificação das espécies, adaptações fisiológicas e biologia sensorial
Módulo 2
Ciclo de vida, migrações de reprodução, reprodução nas praias de desova
Módulo 3
Módulo 4
Distribuição geral das espécies, dispersão e ocupação de habitat, migrações e métodos de estudo dos movimentos
Padrões de desenvolvimento, habitats de alimentação, dietas, métodos de estudo que se podem aplicar nestas áreas
Importância ecológica, cultural e económica, com enfoque na África Ocidental
Ameaças às tartarugas marinhas com enfoque na África Ocidental
Módulo 8
Conservação nas áreas de nidificação
Legislação, lista vermelha, proteção de habitats
Módulo 10
Introdução às técnicas de monitorização e investigação das tartarugas marinhas
Módulo 1
Introdução às diferentes espécies de tartarugas da África Ocidental
Parceiros

