
Módulo 4
Ecologia Espacial e Migrações
As tartarugas marinhas são altamente migratórias e ocupam amplas áreas geográficas, incluindo áreas de reprodução, de crescimento e de alimentação que são muitas vezes geograficamente distintas.
Compreender a ecologia espacial das tartarugas e identificar os habitats críticos de desenvolvimento e alimentação, áreas de alta e baixa densidade e como estes são ligados entre si através das migrações é parte integrante da conservação das tartarugas marinhas e sustenta todas as outras facetas da pesquisa sobre estes fascinantes animais. Permite compreender os impactos das ameaças antrópicas (de origem humana) ao nível da população, bem como para planear ações de conservação eficazes perante essas ameaças.
São várias as perguntas que procuramos responder para cada população que precisa de ser protegida ou conservada. Podemos começar a fazer perguntas simples como: “onde se alimentam?” ou “onde desovam?”, que podem ser respondidas por observações diretas nos habitats de alimentação ou nas praias de nidificação. O nível de complexidade começa a aumentar quando queremos saber, por exemplo, para onde migram as tartarugas marinhas após a reprodução ou quais são os corredores migratórios que estas utilizam, pois, para responder a estas questões, é necessária a utilização de equipamento especializado, como equipamentos de telemetria. Neste módulo respondemos a algumas destas perguntas, discutindo o que se sabe atualmente, com exemplos específicos das populações da sub-região oeste africana.
TEMAS ABORDADOS SLIDES
a) Migrações de desenvolvimento 3 – 10
b) Migrações reprodutivas 11 – 16
c) Mecanismos de dispersão, orientação e navegação 17 – 22
d) Conetividade entre populações 23 – 29
DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS
-
Conhecer os padrões de história de vida típicos para cada espécie de tartaruga marinha
-
Identificar os diferentes tipos de habitats de alimentação existentes
-
Conhecer as dietas típicas de cada espécie de tartaruga marinha que se alimentam nos diferentes tipos de habitat
-
Identificar as principais áreas de alimentação localizadas na África Ocidental
-
Compreender as relações ecológicas que as tartarugas marinhas estabelecem nas suas áreas de alimentação
