
Módulo 10
Introdução a Técnicas de Monitorização e Investigação
As populações de tartarugas marinhas são monitorizadas nos quatro cantos do mundo. Existem protocolos de monitorização de aplicação bastante generalizada (com adaptações locais), independentemente das espécies estudadas, algo que facilita estudos comparativos entre praias próximas, países vizinhos, bacias oceanográficas e à escala global. A recolha de dados biométricos, assim como os protocolos de marcação e identificação de indivíduos, é estandardizada.
A generalidade dos programas de monitorização baseia-se na recolha de dados relativamente simples que nos informam sobre a abundância de tartarugas e as tendências populacionais. Para além disto, novas tecnologias e sofisticados instrumentos de investigação têm vindo a expandir significativamente o nosso conhecimento e compreensão sobre as tartarugas marinhas, a sua biologia e comportamento, o que tem contribuído para cientistas e gestores tomarem decisões informadas e maximizarem o impacto das suas ações de conservação.
A combinação de programas de monitorização e de projetos de investigação é cada vez mais necessária para assegurar estratégias de conservação que venham a ter impactos duradouros e positivos nas populações mais ameaçadas. Neste módulo, abordamos algumas das atividades de monitorização e conservação mais básicas e comuns à maior parte dos programas de conservação e que são mais frequentemente desenvolvidas na sub-região. Apresentamos também várias ferramentas e metodologias que são usadas com frequência no estudo da biologia e ecologia de tartarugas marinhas.
TEMAS ABORDADOS SLIDES
a) Monitorização e investigação: Porquê? 3 – 4
b) Estudo nas áreas de reprodução 5 – 15
c) Estudo nas áreas de alimentação 16 – 26
d) Estudo nas rotas de migração 27 – 31
DESCRIÇÃO DOS OBJETIVOS
-
Conhecer alguns parâmetros que são frequentemente monitorizados nas populações de tartarugas marinhas e as respetivas técnicas de monitorização.
-
Compreender a utilidade da marcação e identificação de indivíduos nas áreas de reprodução e de alimentação
-
Conhecer alguns métodos usados nos programas de investigação que oferecem informação sobre a ecologia em áreas de alimentação e sobre a conectividade migratória
